Agora não, depois!

Quero compartilhar algo que realmente fez uma grande diferença na minha maneira de lidar com a procrastinação. Sempre que idealizava algo, colocava muitos impedimentos ou colocava outras tarefas na frente. E isso fazia com que eu adiasse a execução daquela ideia, sonho, tarefa importante ou até mesmo cuidados com a minha saúde. Foi então que comecei a colocar em prática uma atividade que realmente tem gerado uma grande diferença na minha vida e até mesmo na evolução do meu profissional.

Muito importante lembrar que tudo deve começar “engatinhando” no nosso plano de ação, isto é, realizando as atividades com constância, porém no início com tarefas mais acessíveis. Após uma semana, proponho um upgrade em cada passo.

Então, vamos lá.

1º Passo: Defina 4 tarefas que você considera extremamente importante. Pode ser para aplicação na sua área acadêmica, profissional, vida pessoal, etc. Uma sacada muito interessante que eu realizei, é mesclar. Para que atinja a diversos pilares da sua vida. Como uma forma de inspiração e melhor entendimento, vou divulgar as áreas que eu defini como importantes no meu plano de ação:

# OBJETIVO 1 | Meditação – Diariamente ter o meu momento com Deus.

# OBJETIVO 2 | Escrever – Redigir 3 posts para o blog na semana.

# OBJETIVO 3 | Leitura – Diariamente ler um capítulo de um livro à minha escolha. Principalmente livros que não seja de aplicação técnica em um determinado assunto e sim para que haja um envolvimento no hábito de simplesmente ler. Ajuda muito ser uma literatura que lhe traga paz ou prazer.

# OBJETIVO 4 | Estudos – Diariamente investir no mínimo 2 horas em estudos de assuntos diversos como: RH, Departamento Pessoal, Liderança, Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo e Negócios.

DICA EXTRA: Mantenha todos esses objetivos em um lugar de destaque. Cole post-its no seu espelho ou em um determinado lugar que você irá se deparar em diversos momentos do seu dia.

2º Passo: Defina horários para aplicação de cada um dos objetivos propostos. Muito importante que haja uma organização eficiente para que os horários sejam cumpridos de maneira efetiva. Portanto, neste passo do processo, defina horários que realmente façam sentido ao seu dia a dia e que sejam possíveis. Sugiro horários nas quais te desafie a uma nova rotina de vida. Lembre-se de ter uma excelente noite de sono.

3º Passo: Após a conclusão da 1ª semana, colocando em ação as atividades do 1º passo, é hora de avaliar como foi a aplicabilidade. É hora da calibragem. Analise as tarefas, os horários propostos, as dificuldades encontradas, as tarefas que houveram sucesso absoluto e em qual momento você se sentiu tentado à procrastinar alguma tarefa em específico.

Vamos para a semana seguinte:

Sugiro um upgrade em cada um dos passos. Vamos dificultar cada tarefa ou se preferir não utilizar o termo dificultar, podemos trabalhar com a palavra evoluir cada atividade.

Vamos lá.

1º Passo: Dê continuidade em cada uma das tarefas definidas na semana anterior. Você pode também evoluir cada uma delas. Por exemplo: na semana anterior, eu me desafiei a realizar a leitura de um capítulo por dia de uma literatura que me traga prazer e paz. Nessa segunda semana de upgrade, defini que realizaria a leitura de dois capítulos. Não defini uma nova tarefa e sim evolui a que foi proposta anteriormente. Mas, você pode também definir mais uma tarefa. Algo que você realmente defina como essencial no seu desenvolvimento. Escreva a mesma e insira juntamente com as demais.

2º Passo: Busque identificar gaps de momentos no seu dia que você ficou ocioso. Isso inclui em perdas de tempo em redes sociais, maratonas em seriados, etc. Não estamos abolindo essas tarefas, mas é muito importante que você saiba dosar de maneira inteligente o uso dessas atividades. Troque acessos na internet em rede social para brincar com o seu animal de estimação ou até mesmo praticar alguma atividade física como caminhadas leves em volta do quarteirão ou até mesmo um passeio de bicicleta na cidade. Neste gap de ociosidade, é importante inserir uma atividade que irá lhe fazer evoluir tanto em conhecimento/desenvolvimento, como em envolvimento familiar, cuidado da sua mente, e tudo isso irá consequentemente trabalhar com a sua ansiedade, organização do seu dia a dia e aproveitar momentos que antes eram totalmente deixados de lado.

3º Passo: Momento importante de calibrar e verificar a evolução das duas semanas. Verificar como foi a evolução de cada passo e tarefa. O upgrade foi assertivo? Realize novos ajustes, se necessário. E continue evoluindo.

Vamos partir para as próximas semanas. Perceba que você realizou tarefas nunca antes realizadas. Provavelmente visitou lugares nunca visitados. Em um mês realizou a leitura de um livro, que antes não realizava. Cuidou da sua saúde espiritual, mental e física. E reduziu em 80% a sua procrastinação. Tudo isso foi resultado da sua organização e da sua determinação.

Lembre-se:

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.” Robert Collier

Rafael Ribeiro – dpzasso@gmail.com

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