Líderes não agem com INDIVIDUALIDADE

Dando continuidade ao post Liderança | Alto Nível de Performance, vamos falar hoje de um dos fatores determinantes para uma liderança de sucesso:

LÍDERES NÃO AGEM COM INDIVIDUALIDADE

Parece ser uma frase ou um assunto extremamente óbvio, porém, em diversos momentos nos deparamos com um sistema de liderança totalmente “fechada”. Algumas características como o fato de “falar mal” dos profissionais que atuam sobre a sua gestão ou até mesmo dos profissionais que são seus gestores (horizontal e vertical), demonstram um colaborador/líder individualista. Onde, as suas ideias e seus projetos são excepcionais e a forma que executa são fantásticas. Profissionais inflexíveis.

Um dos conceitos mais interessantes sobre uma pessoa individualista ou com a tendência, são pessoas com pensamentos e/ou ações independentes, isto é, sem depender dos outros ou sem se sujeitar às normas gerais.

O individualismo é algo consciente. Acabam sempre considerando que as pessoas, seus próximos, existem apenas para o servir. Acreditam que sozinhas vão mais rápido e com mais excelência.

Na liderança, isso é um grande problema. Qualidades absurdas podemos encontrar em cada componente da equipe. Basta o líder sair do seu isolamento e absorver cada potencial do seu time.

Jesus Cristo, o maior exemplo de liderança que já obtivemos, executou todo o seu ministério, recrutando colaboradores (discípulos) e cada um havia uma característica que o diferenciava dos demais, distribuiu funções, delegando atuações de extrema importância, sabia ouvir cada proposta da sua equipe e os formava, um a um, em suas particularidades.

“Líderes do futuro são aqueles que se deslocam da sua postura autoritária e se direciona a uma postura participativa.”

Rafael Ribeiro – dpzasso@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s