CARF – Contribuição Previdenciária sobre Auxílio Alimentação

No mês de janeiro passado a Câmara Superior de Recursos Fiscais do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), proferiu decisão um tanto quanto polêmica quanto a tributação do auxílio-alimentação pago em dinheiro, cartão ou ticket alimentação.

Para o CARF, o benefício concedido a título de auxílio-alimentação integra o salário base para efeito de recolhimento de contribuições previdenciárias, salvo quando concedido “in natura”, ou seja, em gêneros alimentícios.

Este julgamento tem preocupado advogados e empregadores de todo País, eis que este benéfico é um dos mais utilizados, e o número de autuações poderá aumentar de forma exponencial.

Entendemos que a decisão foi totalmente equivocada, notadamente porque a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – trata expressamente do tema em seu artigo 457, parágrafo 2º, com a nova redação dada pela Lei nº 13.467 de 2017, e determina que os valores pagos de auxílio-alimentação não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário, exceto quando pago em dinheiro.

Ocorre que para os Conselheiros do CARF, o pagamento através de tickets equivale a pagamento em dinheiro, e por isso deve compor a base de cálculo das contribuições.

Esta decisão foi tomada em um processo específico que tramita no CARF, e tem efeito somente quanto às partes nele envolvidas, contudo, poderá embasar futuras autuações e outras decisões daquele Órgão.

Medidas judiciais ainda são cabíveis contra esta decisão, motivo pelo qual entendemos que a palavra final será dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Alencar da Silva CamposAdvogado Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, Gestão de Pessoas e Professor Universitário

alencar@camposeconrado.com.br  | www.camposeconrado.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s