Vamos avaliar a ERGONOMIA?

Em anos de carreira, podemos observar que muitos profissionais possuem a sua saúde dissuadida devido as más condições nas quais são submetidos. Em determinadas atividades, as corporações não possuem um olhar à esse assunto pois entendem que a saúde não está sendo afetada, por exemplo os profissionais alocados em escritórios. Muitos empresários também não desejam voltar o seu olhar devido a questão de altos custos que terão que dispor. Porém a percepção de pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

Neste post vamos trazer um check-list na qual irá orientar em alguns detalhes importantes como adequar um ambiente de trabalho tratando da ergonomia e se resguardando das fiscalizações. Mas, o fator mais importante é o fato de adaptar o ambiente ao bem estar do colaborador, sem afetá-lo no decorrer do tempo.

Antes de darmos início, é importante salientar a importância da orientação. Todos os seus colaboradores devem ser orientados em relação a como utilizar de maneira correta os mobiliários fornecidos. Importante também orientar da importância da realização de pausas periódicos para utilizar o banheiro, ingerir água, descanso livre, etc. O trabalho de orientação pode ser realizado com embasamento na NR 17 – Ergonomia.

Segue abaixo o check-list para avaliação das condições ergonômicas em postos de trabalho e ambientes nas quais são informatizados.

Autor: Hudson Couto

Para cada item avaliado, deve ser pontuado se a exigência está sendo cumprida ou não. E após cada bloco, analisasse qual a condição ergonômica da empresa. Para cada item, deve ser sinalizado o cumprimento com o número 1 (um) e o não cumprimento com o número 0 (zero).

Após encontrar o percentual de SIM e NÃO para cada avaliação, deve ser analisado o enquadramento nos indicadores abaixo:

Se:

91 a 100% dos pontos – condição ergonômica excelente

71 a 90% dos pontos – boa condição ergonômica

51 a 70% dos pontos – condição ergonômica razoável

31 a 50% dos pontos – condição ergonômica ruim

menos que 31% dos pontos – condição ergonômica péssima

Avaliação da Cadeira

 

Itens

Não

Sim

1

Cadeira estofada – com espessura e maciez adequadas?    

2

Tecido da cadeira permite transpiração?    

3

Altura regulável e acionamento fácil do mecanismo de regulagem?    

4

A altura máxima da cadeira é compatível com pessoas mais altas ou com pessoas baixas usando-a no nível mais elevado?    

5

Largura da cadeira confortável?    

6

Assento na horizontal ou discreta inclinação para trás?    

7

Assento de forma plana?    

8

Borda anterior do assento arredondada?    

9

Apoio dorsal com regulagem da inclinação?    

10

Apoio dorsal fornece um suporte firme?    

11

Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna?    

12

Regulagem da altura do apoio dorsal: existe e é de fácil utilização?    

13

Espaço para acomodação das nádegas?    

14

Giratória?    

15

Rodízios não muito duros nem muito leves?    

16

Os braços da cadeira são de altura regulável e a regulagem é fácil?    

17

Os braços da cadeira prejudicam a aproximação do trabalhador até seu posto de trabalho?    

18

A cadeira tem algum outro mecanismo de conforto e que seja facilmente utilizável?    

19

Por amostragem, percebe-se que os mecanismos de regulagem de altura, de inclinação e da altura do apoio dorsal estão funcionando bem?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

Avaliação da mesa de trabalho

 

Itens

Não

Sim

1

É o tipo de móvel mais adequado para a função que é exercida? *

   

2

Dimensões apropriadas considerando os diversos tipos de trabalho realizados? (espaço suficiente para escrita, leitura, consulta a documentos segundo a necessidade?)    

3

Altura apropriada?    

4

Permite a regulagem de altura para pessoas muito altas ou muito baixas?    

5

Borda anterior arredondada?    

6

Material não reflexivo? Cor adequada, para não refletir?    

7

Espaço para as pernas suficientemente alto, largo e profundo? (não considerar se houver suporte do teclado – ver avaliação específica, adiante)    

8

Facilidade para a pessoa entrar e sair no posto de trabalho? (não considerar se houver suporte do teclado – ver avaliação específica, adiante)    

9

Permite o posicionamento do monitor de vídeo mais para frente ou mais para trás e esse ajuste pode ser feito facilmente?    

10

A mesa tem algum espaço para que o trabalhador guarde algum objeto pessoal (bolsa, pasta ou outro?)    

11

Os fios ficam organizados adequadamente, não interferindo na área de trabalho?    

12

A mesa de trabalho tem algum outro mecanismo de conforto e que seja facilmente utilizável? **    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

* Por exemplo – quando há interlocutor frequentemente, espaço para que ele se coloque de frente ao trabalhador e espaço para suas pernas; quando envolve trabalho de consulta frequente a livros e manuais, espaço ou local para esses elementos; quando envolve consulta a plantas e projetos, espaço suficiente para abri-los; espaço suficiente para pacotes no caso de despacho, etc…

 ** Inclinação, no caso de projetistas; condição propícia especial para digitação de mapas em geologia.

 Avaliação do Teclado

 

Itens

Não

Sim

1 É macio?    
2 As teclas tem dimensões corretas?    
3 As teclas têm forma côncava, permitindo o encaixe do dedo?    
4 Tem mecanismo de inclinação?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

Avaliação do Monitor de Vídeo

 

Itens

Não

Sim

1

Está localizado na frente do trabalhador?    

2

Sua altura está adequada?    

3

Há mecanismos de regulagem de altura disponível e este ajuste pode ser feito facilmente?    

4

Pode ser inclinado e este ajuste pode ser feito facilmente?    

5

Tem controle de brilho ou de iluminação da tela?    

6

Há tremores na tela?    

7

A imagem permanece claramente definida em luminância máxima?    

8

É fosco?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

Avaliação do Gabinete e CPU

 

Itens

Não

Sim

1

Toma espaço excessivo no posto de trabalho?    

2

Transmite calor radiante para o corpo do trabalhador?    

3

Gera nível excessivo de ruído?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

Avaliação da Interação e do Leiaute

 

Itens

Não

Sim

1

Está o trabalhador na posição correta em relação ao tipo de função e ao leiaute da sala?    

2

Há uma área mínima de 6 metros quadrados por pessoa?    

3

O local de trabalho permite boa concentração?    

4

Quando necessário ligar algum equipamento elétrico, as tomadas estão em altura de 75 cm?    

5

Quando necessário usar algum dispositivo complementar, o acesso aos respectivos pontos de conexão no corpo do computador é fácil?    

6

Há algum fator que leve à necessidade de se trabalhar em contração estática do tronco?    

7

No caso de necessidade de consultar o terminal enquanto atende ao telefone, um equipamento tipo headset está sempre disponível? Em número suficiente?    

8

Há interferências que prejudicam o posicionamento do corpo – por exemplo, estabilizadores, caixas de lixo, caixas e outros materiais debaixo da mesa? CPUs?    

9

O sistema de trabalho permite que o usuário alterne sua postura de modo a ficar de pé ocasionalmente?    

10

O clima é adequado (temperatura efetiva entre 20ºC e 23ºC)?    

11

O nível sonoro é apropriado (menor que 65 dBA)?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

Avaliação do Sistema de Trabalho

 

Itens

Não

Sim

1

Caso o trabalhador envolva uso somente de computador, existe pausa bem estabelecida de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados?    

2

No caso de digitação, o número médio de toques é maior que 8.000 por hora? Ou no caso de ser maior que 8.000 por hora, há pausas de compensação bem definidas?    

3

Há pausa de 10 minutos a cada duas horas trabalhadas? Ou verifica-se a possibilidade real de as pessoas terem um tempo de descanso de aproximadamente 10 minutos a cada duas horas trabalhadas?    

4

O software utilizado funciona bem?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

Avaliação da Iluminação do Ambiente

 

Itens

Não

Sim

1

Iluminação entre 450 – 550 lux?    

2

Para pessoas com mais de 45 anos está disponível iluminação suplementar?    

3

A visão do trabalhador está livre de reflexos? (ver tela, teclados, mesa, papéis, etc.)?    

4

Estão todas as fontes de deslumbramento fora do campo de visão do operador?    

5

Estão os postos de trabalho posicionados de lado para as janelas?    

6

Caso contrário, as janelas têm persianas e cortinas?    

7

O brilho do piso é baixo?    

8

A legibilidade do documento é satisfatória?    
Soma dos Pontos:    
Percentual:    
Interpretação:  

E então, vamos investir na saúde dos empregados? Com pequenos ajustes há possibilidade de fornecermos mais qualidade de vida para os colaboradores e consequentemente maiores resultados.

Rafael Ribeirodpzasso@gmail.com

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