RH e Tecnologia | A verdadeira revolução

Revista Melhor_Tecnologia

Acha difícil lidar com a diversidade e complexidade de perfis de colaboradores da sua empresa? E se eu te disser que você poderá adicionar a essa soma a dificuldade de atrelar a eles as novas plataformas digitais? A nossa próxima batalha será a da revolução cultural, já que a transformação digital requer diferentes competências.

A matéria da revista MELHOR Gestão de Pessoas do mês de novembro/2017 abordou esse polemico tema. A tecnologia é realmente um vilão, ou o herói dessa história?

A CPFL de olho nas novas tendências já se atualizou e reformulou seu aplicativo para ampliação de serviços disponíveis e mais facilidade de interação com seus usuários, no grupo CPFL as ferramentas digitais chegam a 70% do total de atendimentos realizados. Dentre as inovações já existem a robotização de processos administrativos, como o cadastro e exclusão de beneficiários do plano de saúde, afirma Antônio Salvador, vice-presidente de RH, sustentabilidade e gestão da GPA, que conta com mais de 300 mil vidas no seu banco de dados, o que diminui a zero o numero de erros. Na Henkel, por exemplo, a tecnologia auxilia no processo de identificação de candidatos para recrutamento, o programa recompensa os colaboradores por indicações de profissionais que se convertem em contratações. Valeria da Henkel é enfática ao dizer que a tecnologia não compete com o profissional de RH, mas ela facilita nosso trabalho. “Lidamos com pessoas que são mais complexas que bancos de dados, a tecnologia não vai substituir a empatia e o brilho no olho.” conclui Valeria.

Parte muito importante do processo da digitalização dos processos está em treinamento e capacitação. Atualmente o quadro de colaboradores é bem diverso entre várias gerações, pensando nisso a Henkel criou o programa de mentoria reversa, onde profissionais da geração Y e Z são mentores dos profissionais da geração X e Baby Boomer para questões de tecnologia.

“As possibilidades que a tecnologia traz fazem com que o profissional de Recursos Humanos tenha de liderar outra revolução dentro das empresas: a cultural.”

São inúmeras as inovações que vão chegando com o a tecnologia, e o que mais podemos esperar? O trabalho será cada vez mais remoto, com equipes trabalhando de suas casas dos mais diversos lugares dos países, não haverá mais barreiras físicas e a diversidade de equipes será cada vez maior. Nosso papel como gestores e profissionais de RH é fazer a ponte conexão entre o trabalho operacional e digital, disseminando uma nova cultura aberta a novas tecnologias.

E você o que acha dos novos modelos de trabalho?

Deixe seu comentário no blog e nos envie dicas e sugestões sobre o que você gostaria de ler aqui.

Filipe Sanches – dpzasso@gmail.com

Anúncios

2 comentários em “RH e Tecnologia | A verdadeira revolução”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s