Feedback 360

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.”

Roberto Pompeu de Toledo

Como disse Roberto, que genial a ideia de cortar o tempo em fatias, não é mesmo? Só assim podemos mensurar o valor das coisas, seja das empresas, dos produtos por ela oferecidos, ou até mesmos das nossas próprias promessas e metas. Como poderíamos avaliar tais coisas se o tempo não tivesse um intervalo entre períodos? O que seria da obsolescência programada para nos fazer consumir de tempos em tempos? Como quantificar o tempo que um produto deve demorar em se desfazer e assim ajudar com o ecossistema do nosso planeta? Pois é, repito, foi genial.

Mas e você que trabalha com gestão humana? Como mensurar o valor de seus colaboradores? Esperamos até o fim de sua jornada pra ver quanto vale? Como dar um feedback efetivo a respeito do seu trabalho? Como realmente fazer de uma avaliação, uma oportunidade de melhoria?

No passado o critério básico para avaliação de funcionários era a tradicional e única avaliação do supervisor ou gerente, para balizar as promoções e enquadramentos salariais. Entretanto, com o passar do tempo essa avaliação nem sempre se mostrou eficaz pela diversidade cultural que as empresas apresentam hoje em dia. Uma empresa com uma cultura menos centralizadora, incentiva e acolhe a percepção e participação de seus funcionários, os encorajando a serem mais ativos nas tomadas de decisões. O Feedback 360 traz uma nova visão a respeito de avaliação de seus colaboradores, ela abrange mais do que apenas o gerente e supervisor da área. O Feedback tem múltiplas percepções como avaliadores, tais quais inclui os supervisores, subordinados, os próprios funcionários, clientes internos e externos, que podem ser pessoas de outros departamentos, fornecedores e subcontratados. Essa apreciação tem como resultado principal alinhar as informações das diversas percepções e propor melhorias nas competências defasadas.

O Feedback 360 pode ser feito através de um questionário elaborado pelo gestor da área, e pode ser aplicado de duas formas, face a face, em franca conversa de equipe, ou no anonimato apenas distribuindo os questionários. Lembrando que, para se fazer essa avaliação face a face é preciso ter pessoas maduras o suficiente para entender que o que está sendo avaliado é seu trabalho, e não sua vida pessoal.

Vantagens e desvantagens do Feedback 360

  1. Promove o desenvolvimento do colaborador, estimula o crescimento.
  2. Proporciona autoconhecimento: um dos melhores aspectos dessa avaliação é conhecer todos os seus aspectos profissionais, não apenas o que é visto pelo chefe.
  3. Oferece feedback anônimo: por mais que uma empresa encoraje a transparência e o feedback, nunca é fácil fazê-lo de forma franca. Se o feedback envolve a opinião de subordinados quanto a gestores, o caminho da avaliação anônima é o mais recomendado e, os colaboradores estão mais dispostos a realizar uma avaliação neutra e honesta
  4. A avalição não é artificialmente inflada.
  5. Existe qualidade na informação coletada, já que ela é dada por quem conhece o avaliado e o trabalho dele.

Em contrapartida se vinculado a aumentos salariais ou promoções, o sistema pode apresentar distorções.

Os tempos mudam as habilidades, estratégias e planos empresariais também, segundo Alvin Toffler “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”

Mais um ano se iniciando, e com ele mais uma oportunidade de aprender e reaprender quantas vezes for necessário.

“Tente outra coisa, tente ver as coisas de um modo diferente, tente outra cor, e se não for amor, outro tipo de gente, tente ver além do que você já tem à sua frente.”

Engenheiros do Hawaii

Filipe Sanches – dpzasso@gmail.com

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