eSocial | Demorou, mas chegou!

Vamos falar novamente sobre eSocial. Já estamos no mês de janeiro/2018 e o prazo de entrega da 1ª fase está chegando a data de conclusão. Mas antes de continuar lendo esse post, caso ainda não tenha se familiarizado com o tema eSocial, acesse nosso post sobre o assunto e retorne para andamento quanto aos prazos de entrega.

eSocial | Você já ouviu falar?

Agora que você já está mais por dentro do assunto, vamos falar sobre alguns prazos importantes. O intuito será apenas alertar quanto ao prazo inicial, na qual já está bem próximo do fim. Você tem ideia do que precisa entregar nesta 1ª fase? A sua empresa se enquadra no Grupo 2 (Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016) com faturamento anual em 2016 acima de 78 milhões de reais? Fique atento, algumas adequações serão necessárias logo de início.

A resolução nº 03 de 2017 publicado no dia 30/11, pelo Comitê direto do eSocial prevê também a possibilidade, das empresas com faturamento menor ou igual a 78 milhões, optar por antecipar a participação no programa juntamente com as demais da 1ª fase.

Segue abaixo o cronograma publicado:

Cronograma de Implantação

Muito importante destacar, neste primeiro momento, de estar com todos os eventos da sua folha devidamente analisado, isto é, adquirir no manual do eSocial os eventos que serão validados e inserir no sistema operacional da sua folha de pagamento as rubricas corretas, exatamente como orientado no Manual. Rubricas essas que irão identificar qual a natureza do seu pagamento e quais as incidências de encargos respectivamente (valide também essa informação, como: IRRF, INSS, FGTS, etc.).

Porém, vale lembrar da grande importância da realização da qualificação cadastral de todos os seus colaboradores. Manter sempre os dados que estão inseridos no seu sistema de folha de pagamento exatamente de acordo com os dados que constam nos principais órgãos envolvidos com o projeto: Ministério do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal e/ou Caixa Federal.

Lembrando que o eSocial não vem para punir as organizações, e sim para cumprir a legislação vigente. O projeto eSocial vem para evidenciar o dia a dia das empresas nas conduções de seus processos trabalhistas. Portanto, fique ligado.

Dúvidas e/ou mais informações, estamos à disposição.

Rafael Ribeiro – dpzasso@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s