RH – Estratégico | ABRH

PALESTRA-RIBEIRÃOParticipei no dia 01º de agosto de 2017, de um encontro com profissionais de RH na Associação Brasileira de RH em Ribeirão Preto – SP. Somos filiados e tivemos o prazer de discutir sobre um assunto muito debatido nos dias atuais: a atuação do RH de forma estratégica na corporação.

FEEDBACK – ATUAÇÕES CORRETAS

Em um primeiro momento, assistimos a uma cena do MasterChef, na qual traz um exemplo claro dos diferentes tipos de gestão que podemos encontrar. E como esta gestão atua diferentemente em seus feedbacks. Podemos observar 04 tipos de respostas às atitudes de Caroline (participante do programa) e em nenhuma delas houve uma reação positiva da mesma. Clique no link abaixo e acesse o vídeo para visualizar a cena:

FEEDBACK NA PRÁTICA – CENA MASTERCHEF

Primeira lição que podemos considerar como importante é que:

  1. Para que haja um feedback eficaz, o gestor precisa conhecer a pessoa que confrontar ou simplesmente orientar.
  2. Precisa haver uma administração das expectativas do receptor.
  3. Entender que cada indivíduo possui um perfil diferenciado, uma reação diferente.

Quando tratamos de pessoas, não existe uma “receita pronta”. Não possui uma resposta certa. Cada uma possui uma reação, isso podemos chamar de adversidade.

E como podemos solucionar?

Quando ambos (gestores e equipes) chegam a um relacionamento maduro, ai sim encontramos o equilíbrio necessário para evolução deste cenário.

O feedback deve ser algo natural e nada programado como por exemplo em avaliações de desempenho (uma vez ao ano) ou quando há um problema pontual e extremo. Deve haver um acompanhamento diário ou mesmo que não haja possibilidade de atuar diariamente, realizar de forma bem pontual.

DESLIGAMENTOS EFICIENTES

Um outro assunto na qual tratamos, foi nossa atuação como profissional de RH no momento dos desligamentos. Devemos estar totalmente preparados com todo o tipo de documentação possível. Recursos utilizados em todo o decorrer da carreira profissional do colaborador dentro da organização, como: feedbacks, advertências, avaliações, cases, etc.). Sempre acompanhado do gestor imediato do mesmo para que não haja falta de entendimento no ato do desligamento.

GESTÃO DE PESSOAS

A insatisfação pode ocorrer, mas a política de gestão de pessoas, estando bem desenhado, o direcionamento do indivíduo é apenas uma questão de desafio para a liderança, realizando o engajamento do mesmo.

Algo extremamente interessante, foi o case dos macacos em jaulas. Onde cientistas testam o comportamento dos mesmos diante de situações que os deixam desconfortáveis. E quando há uma atitude, na qual eles compreendem que solucionou problema, independente da forma que é realizada, agem desta forma naturalmente mesmo quando não há mais a ação que os confronta. Clique no link e assista ao vídeo:

COMO NASCEM OS PARADIGMAS – GRUPO MACACOS EXPERIÊNCIA: BANANA E ÁGUA

CENÁRIO ATUAL

Atualmente, o cenário que encontramos é de extremo protencionismo (profissionais mimados). Onde os jovens demoram à entrar no mercado de trabalho, pois os pais seguram os filhos e os protegem extremamente. Impactando o indivíduo dentro das organizações. Podemos ver profissionais que não conseguem lidar com críticas ou com ações de melhorias. E no primeiro momento, desistem e lançam tudo para o ar.

Analisamos por fim, um case da FGV, onde trás como tema: Gestão Estratégica de Pessoas: conheça os principais desafios. Nele encontraremos:

  1. A implementação de uma política de gestão de Pessoas;
  2. A importância da realização de um mapeamento;
  3. Criar uma política consistente;
  4. A gestão de pessoas e a estratégica empresarial;
  5. A atração e a retenção de talentos;
  6. E os desafios da gestão estratégica de pessoas.

Link do case: Gestão Estratégica de Pessoas: conheça os principais desafios

Dúvidas e/ou mais informações, estamos totalmente à disposição.

Agregue valor ao post, comente.

Rafael Ribeiro – dpzasso@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s