DP e RH: Essencialmente Iguais, Funcionalmente Diferentes

Você trabalha no Departamento Pessoal da empresa, que por várias vezes acaba estando dentro do setor de Recursos Humanos, certo? Se positivo, então as pessoas automaticamente lhe veem como o responsável por contratar e demitir pessoas. As funções desses dois departamentos, por muitas vezes acabam se mesclando e, perdendo suas diretrizes originais. Então, qual seria a partição correta de tarefas entre o DP e o RH? Ambos são responsáveis pelas mesmas obrigações, ou existem diferenças a serem ponderadas? Vamos analisar algumas das funções executadas por um e outro.

O Departamento Pessoal cuida especificamente dos processos burocráticos relacionados a legislação que rege os contratos de trabalho das empresas. Admissões, demissões, cálculo de férias, 13º salário, afastamentos médicos e outros tipos de licenças, folha de pagamento, benefícios, controle de jornadas, DIRF, RAIS, guias de INSS e FGTS entre outros, está intrinsicamente comprometido a originar a luz das leis para a empresa, e, evitar que a mesma incorra em multas por descuido. Vale salientar que, todo processo burocrático relacionado à admissão, como: exames médicos, conferência de documentos, anotações na CTPS e elaboração de contrato de trabalho, que o Departamento Pessoal faz é extremamente relevante para manter o quadro de funcionários da empresa em concordância com o tão esperado E-Social, que unificará a entrega dos compromissos do Departamento Pessoal. Lembrando que, o E-Social entrará em vigor em 2018. Todo processo de cálculos realizado no DP deve ser executado de forma precisa, para que a empresa não tenha prejuízos oriundos de falhas, e, os colaboradores não tenham descontos improcedentes.

Mas, e o RH?

Enquanto a parte burocrática da empresa está concentrada no DP, o setor de Recursos Humanos está ligado à parte estratégica das empresas, comprometido em fazer seleção de pessoas, que para determinadas vagas, podem exigir testes mais específicos para sua execução, treinamentos, técnicas para reter talentos e mudar o clima/cultura organizacional, ministração de palestras, criação de políticas internas, código de ética, e, mapear os desligamentos de funcionários de acordo com seu desempenho em suas funções, dentre outras.

Em suma, as duas áreas são essencialmente iguais por lidarem com o capital humano da organização, mas, essencialmente diferentes pela distribuição de suas finalidades. E, cabe a você como gestor de sua equipe de DP/RH, deixar clara a delegação de tarefas de sua equipe. É imprescindível que, cada vez mais elas estejam em harmonia, para uma maior assertividade e produtividade. A liderança deve ser essencial para a que as áreas trabalhem de forma a atingir seu melhor desempenho, sem perder sua singularidade. Esperamos ter ajudado na compreensão e esclarecimento das diferenças entre o DP e o RH.

Dúvidas e/ou mais informações, estamos à disposição.

Filipe Sanches – dpzasso@gmail.com

Anúncios

2 comentários em “DP e RH: Essencialmente Iguais, Funcionalmente Diferentes”

  1. Publicação super bem explicada, até eu mesmo me indentifiquei que não trabalho em RH e sim em DP, estarei até passando para superiores a diferença que as vezes até eles não entendendem direito na prática. O Blog é top, Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s