Ginástica Laboral

Pensando de maneira mais específica, a maioria das organizações não inserem a prática da ginástica laboral sob responsabilidade do Departamento Pessoal e algumas organizações nem incentivam tal prática. Porém, a equipe do DPZasso, analisando de uma forma mais macro, irá expor a vocês, caros leitores, os benefícios que está rotina trará ao desenvolvimento dos colaboradores e consequentemente aos resultados da sua empresa. E como o Departamento Pessoal é afetado com a inclusão desta atividade. Mas, temos conhecimento que qualquer implantação deve ocorrer de forma estratégica, analisando de forma global os impactos que resultarão.

No Departamento Pessoal, possuímos uma área voltada com o foco na saúde do trabalhador. A segurança e medicina do trabalho faz a gestão dos acidentes, afastamentos, auxílio doença previdenciários, exames ocupacionais e etc. E cada ocorrência citada, caso não haja uma boa administração, trará uma elevação no custo da folha de pagamento. Um dos custos você encontra na nossa matéria FAP – Fator Acidentário de Prevenção. E como realizar uma boa gestão das doenças por estresse, doenças causadas por má postura ou até mesmo por falta de movimentação no dia a dia? Uma das respostas, podemos encontrar na aplicação da ginástica laboral. E sempre lembrando, que há necessidade de avaliar o cenário que a empresa encontra-se, analisar culturalmente os aspectos que regem essa organização, analisar a questão orçamentária envolvida no planejamento estratégico, antes de aplicar essa atividade. Segue abaixo as dicas retiradas de um site voltado para saúde.

Ginástica Laboral, por DICAS PARA PERDER PESO

Após horas de trabalho você se queixa de dores nas costas, nos braços, ombros? Quer tornar seu dia mais produtivo ao longo de sua jornada de trabalho? Já ouviu falar sobre Ginastica Laboral? Segue algumas dicas que você pode realizar na sua empresa e aumentar seu auto-estima. 

Ginástica Laboral

Os benefícios da ginástica laboral são inúmeros, tanto para os empregados quanto para os empregadores.

No âmbito fisiológico, ela promove mais disposição e bem estar, previne doenças funcionais como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), melhora a postura corporal, a flexibilidade, a resistência e a coordenação e diminui inflamações, traumas, tensões musculares e os esforços nas execuções de tarefas cotidianas.

fator psicológico dos funcionários também agradece, já que ela promove a mudança da rotina no serviço, desenvolve a consciência corporal, combate as tensões emocionais, melhora a concentração no trabalho e aumenta a auto-estima de cada um. Além do mais, mostra a preocupação da empresa com os seus empregados, o que a torna mais humana.

Exercícios

Se você trabalha sentado em frente ao computador o dia inteiro, antes, durante e ao final do trabalho, faça os seguintes exercícios para evitar problemas nas mãos, nos braços, nas costas e nas pernas:

  1. Em pé em frente à mesa, apoie as mãos com os dedos voltados para si mantendo os braços retos. Fique nessa posição por 30 segundos para esticar os antebraços.
  2. Estique os braços para a frente. Deixe a mão direita com os dedos para cima e, com a outra mão, faça força contra si para trazer os dedos para a frente.  Esse exercício funciona também para alongar os antebraços e deve ser feito com 30 segundos com cada braço.
  3. Agora, o exercício é feito na parte localizada do pescoço para acabar com a tensão: sente-se com a coluna reta. Coloque a mão direita na orelha esquerda, passando o braço por cima. Puxe a cabeça para o lado direito e mantenha essa posição por 30 segundos. Repita para o outro lado.
  4. Para alongar todo o corpo, permanecendo com as costas eretas. Cruze os dedos das mãos na sua frente. Levante os braços, levando as palmas das mãos para cima, fazendo força. Permaneça assim por 30 segundos e sentirá um grande alívio.
  5. Fique em pé com as costas encostadas na parede. Levante uma das pernas, formando um ângulo de 90º com o joelho. Coloque as mãos sob o joelho e puxe-o para cima, sentindo toda a perna se alongar.
  6. Esse exercício deve ser feito em duplas. Portanto, escolha o seu colega de serviço e mãos à obra. Fiquem um de costas para o outro e dêem as mãos. Cada um deve levar o corpo para a frente, a fim de alongar as costas.

Fonte: http://www.dicasparaperderpeso.com.br/ginastica-laboral/

E você? O que acha sobre a Ginástica Laboral? Já participou de alguma sessão dentro da empresa que trabalha? É profissional de Departamento Pessoal? O que você acha desta prática na organização? Deixe seu comentário agregando valor a matéria ou suas dúvidas para discutirmos sobre o assunto.

Marisa Guirau Inácio – dpzasso@gmail.com

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Uma consideração sobre “Ginástica Laboral”

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