Desaposentação???

Você concorda com o sistema previdenciário do nosso país? Você tem se preparado para o grande dia da sua aposentadoria? Tem realizado um planejamento financeiro? Enfim, você sabe o que é Desaposentação?

Nesta quarta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF), considerou inviável o recálculo do valor da aposentadoria por meio da chamada desaposentação. Por maioria de votos (07 contras e 4 a favor), os ministros entenderam que apenas por meio de lei é possível estabelecer ou fixar as condições/critérios para que os benefícios sejam recalculados com base em novas contribuições decorrentes da permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho.

Fonte: Notícia de 26.10.2016 veiculada no site do STF – http://www.stf.jus.br

Mas na realidade, o que é desaposentação?

Desaposentação é a renúncia ao benefício na qual você já vem recebendo da previdência e em seguida a concessão de um novo, porém mais vantajoso. Não estamos falando de um recálculo do benefício anterior definido pelo INSS e sim um novo. Desta forma, liberando o tempo de contribuição anteriormente vinculado ao benefício e abrindo um novo benefício, com um valor novo de recebimento, isto é, uma nova aposentadoria.

Atualmente, com o nosso sistema previdenciário totalmente mal administrado (aumento do período de contribuição e após a aposentadoria um benefício bem abaixo do que você está habituado a receber), temos cada vez mais trabalhadores que aposentam, porém continuam trabalhando. O mais interessante em nosso sistema previdenciário, é que esses novos trabalhadores inseridos no mercado, continuam contribuindo para a previdência recolhendo o INSS mensalmente, porém sem qualquer benefício quanto a isso, já que o seu processo está em andamento (um aposentado recebendo sua aposentadoria).

Por isso há uma grande intriga em nossos pensamentos, por que no Brasil o sistema previdenciário é tão falho? A continuidade do trabalho após a aposentadoria só ocorre devido a faixa do pagamento do benefício ser tão baixa ou ser muito abaixo da sua renda mensal na qual já vinha recebendo no decorrer da vida. Por isso vai a grande dica do DPZasso para você, caro leitor, faça uma previdência complementar. Invista no futuro da sua família e na estrutura do seu orçamento fazendo uma previdência privada.

Fiquem a vontade para comentar e participar com a sua opinião neste assunto. Vamos formar uma comunidade, onde há uma troca de conhecimento.

Obrigado.

Rafael Ribeiro – dpzasso@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s